O dia 5 de junho de 2023 entra para a história como a data da última reunião do Comitê Científico do Consórcio Nordeste. O grupo foi constituído em abril de 2020 para debater as estratégias de enfrentamento do coronavírus. Três anos depois, o Comitê encerrou atividades em uma reunião virtual que contou com a presença, entre outros nomes, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do governador da Paraíba e presidente do Consórcio, João Azevêdo.
“Todas as vezes que enfrentamos alguma crise as melhores respostas sempre vieram de comitês ou conselhos e os governadores do Nordeste foram exemplares na condução da pandemia da Covid 19”, destacou a ministra da Saúde. Prova disso, foi o Nordeste ser a região com menos casos e óbitos da doença.
O coordenador do Comitê Científico, Sérgio Rezende, relembrou o histórico, os 26 boletins orientando as medidas mais severas, como a que determinou o lockdown em diversas cidades e, mais recentemente, as que abrandaram as medidas com a retirada da obrigação do uso de máscaras. “Os países cujos governantes valorizaram a Ciência e tiveram liderança política para conter o avanço da epidemia, sofreram os menores prejuízos sociais e econômicos. Infelizmente o Brasil não estava neste grupo”, comentou.
Para João Azevedo, a experiência do comitê científico foi fundamental e serve de exemplo para que seja feito algo semelhante em outras situações como a do enfrentamento de outras endemias. “O Comitê encerra o trabalho, mas é fundamental que todos saibam que o Nordeste continua alerta e unido diante dos desafios futuros”, alertou.
Entre em contato conosco para tirar dúvidas, fazer reclamações, sugestões ou elogios.
Preencha corretamente o formulário abaixo para que possamos dar um retorno do contato.